domingo, 3 de outubro de 2010

Definindo... Arte e Design

Arte...

Tarsila do Amaral-
 Carnaval em Madureira", pintada em 1924.
“A arte tem sido considerada um diálogo visual, pois expressa a imaginação de seu criador tão claramente como se ele estivesse falando conosco, embora o objeto em si seja mudo.”
(Iniciação à história da arte (H. W. Janson e Anthony F. Janson), Editora WMF Martins Fontes LTDA. 1988 primeira edição/2009 terceira edição, Pag- 07)




David- Michelangelo (de 1501 a 1504).

“A arte se tornou um dos principais meios de aquisição da compreensão da natureza desses antagonismos, se tornou um meio de indicação daquilo que a realidade podia ser (mostrando a realidade tal como era) e um meio de superação da solidão individual, proporcionando a cada indivíduo uma ponte para aquilo que o unia aos demais, aquilo de que todos participavam.”
(A necessidade da arte (Ernst Fischer), Editora Zahar, 1981, Pag- 248)

Design...

Alessandro Guerriero

“A origem mais remota da palavra está no latim designare, verbo que abrange ambos os sentidos, o de designar e o de desenhar...”
“...Trata-se portanto de uma atividade que gera projetos, no sentido objetivo de planos, esboços ou modelos.”
(Uma introdução à história do Design (Rafael Cardoso) ,Editora Edgard Blücher ltda, 2ª edição – 2004, Pag.- 14)




Arun Kumar Francis
“Design esta associado à idéia de planejar, projetas, conceber e de designer, e não de desenhar como geralmente é traduzida. Para o termo desenhar existe em inglês o termo drow que este ligado à representação por linhas e traços.”
(Design: do virtual ao digital (Álvaro Guilhermo, Editora Demais- SP - 2002, Pag.- 17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário