terça-feira, 24 de maio de 2011

Trabalho Residencial Container

Apresentação

A casa-container é uma tendência que ainda está chegando ao Brasil, mas em países como Nova Zelândia, Londres, Holanda, entre outros, este tipo de habitação já é bastante comum.
            Sustentável e ecológica, a casa-container é uma ótima opção para quem procura economia e versatilidade: os containers marítimos possuem um custo acessível, diversos tamanhos e fácil transporte. Além de se usar menos materiais de construção (como cimento, vigas, tijolos,...), menos mão-de-obra e reduzir o tempo da obra.
            Este tipo de habitação pode atender todas as demandas, seja ela de auto padrão ou não. Também é uma excelente solução em caso de catástrofes, servindo de alojamento temporário, e como moradia para estudantes universitários.
Pensando nisso, o nosso projeto tem por objetivo criar um ambiente sustentável, confortável e aconchegante que atenda as necessidades e gostos do nosso cliente dentro de dois containers (2,45 X 6,10 metros) sobrepostos. 


Perfil do Cliente

Nosso cliente é um homem com 30 anos de idade, solteiro, é arquiteto, DJ, apresentador de televisão e professor.
Ele adora viajar, curte objetos de design assinado, novas tecnologias, música eletrônica, plantas, sustentabilidade, reaproveitamento de peças na decoração, estilo kitsch e toy-art.
Trabalha em casa, gosta de espaços flexíveis com cores fortes e extravagantes, adora detalhes e está sempre decorando a casa com flores, orquídeas são as suas preferidas.
É uma pessoa que gosta receber visitas, não é preconceituoso, é agitado e quase sempre está trabalhando. Nas horas vagas, gosta de meditar, apreciar a beleza da natureza e ler um pouco.


 Conceito

O néon foi escolhido como conceito para nosso projeto por encaixar-se perfeitamente no perfil do nosso cliente.
Ele transmite a sensação de liberdade, atrai o olhar, dá destaque ao ambiente, chama a atenção; assim como o estilo kitsch e o toy-art, apreciados pelo mesmo.
O néon também pode ser versátil, pois não é utilizado apenas em iluminação de casas noturnas, mas em carros, outdoors, casas, entre outros.
As cores do néon produzem um efeito surreal, contrastante! É possível misturar várias cores, sem poluir o ambiente, pois é esta mistura que produz um efeito chamativo.



Projeto

Foi apresentado a nós, o perfil do nosso cliente, que contava um pouco de sua vida: sua profissão, preferências, estilos,...
Através destas informações, colhemos referências em diversos sites e revistas sobre casas projetadas em containers, sobre os estilos que ele apreciava, sobre mobiliário multiuso.
Depois, elaboramos vários croquis, fizemos plantas nos softwares autocad e corel draw, além da maquete eletrônica, cortes e vistas realizadas no sketchup.
No começo, ficamos um pouco perdidas, não sabíamos como encaixar o conceito no projeto, depois como fazer uma casa que atendesse todas as necessidades do cliente, quais mobiliários usar, até que, após pesquisarmos bastante, as idéias foram surgindo e acabou faltando espaço!
Apesar do espaço reduzido, procuramos utilizá-lo de maneira que ficasse aconchegante e versátil.
Dividimos os ambientes das seguintes maneiras:

·        Hall de entrada: espaço para receber as visitas e/ou clientes;
·       Container térreo: espaço pensado para seu local de trabalho, sala de televisão, sala de reuniões, cozinha e também uma mini-boate, este seria o local mais social.
·        Container superior: espaço para quarto, sala de leitura e banheiro, seria o ambiente mais reservado;
·        Terraço: espaço para relaxar, apreciar a natureza;




Nenhum comentário:

Postar um comentário